segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Fisiculturismo - História

Para muitos, assustador, feio, demasiado, mas o que muitos não sabem é que o Fisiculturismo é um esporte e também pode ser chamado de culturismo. E é através da musculação que os fisiculturistas buscam a perfeição, ou melhor, um corpo bem definido, uma definição muscular satisfatória.

No fisiculturismo há disputas, que são feitas através de apresentações coletivas ou individuais, em que os jurados irão comparar um ao outro. Dentre os atletas mais conhecidos estão: Mike Mentzer, Lou Ferrigno, Lee Priest, Jay Cutler e Charles Atlas. 

O que muitos acabam por fazer com o intuito de apressar os resultados e aumentar a massa muscular é utilizar anabolizantes ou esteroides; trocam o certo pelo errado, tendo em vista que o saudável alcança os mesmo resultados e até melhores, um treinamento adequado, nutrição especializada, e um repouso adequado para que ocorra a recomposição muscular. 

Algumas pessoas possuem dúvidas frequentes a respeito do fisiculturismo e o confundem com outro estilo de esporte, os que normalmente são julgados por rapidez, altura, distância, habilidades, etc. e aqueles que são julgados pela forma, a ginástica, o mergulho, a patinação, etc. A partir dessas informações, é correto afirmar que o fisiculturismo é um esporte de forma, movimentos, todos do próprio corpo. 
Em 1880 e 1953 Halterofilismo ( levantamento de peso) assumiu uma nova tradição afastando-se a pedra de levantamento dos gregos e egípcios. Este novo estilo de treinamento de peso foi destinado para fins de entretenimento. Esta girava em torno do strongman (São os mais fortes, não tem definição muscular, são focado em força apenas Saiba Mais.) visualizadas façanhas incríveis de resistência para o público, e desafia outros homens fortes para ver quem era o homem mais forte.

Primeira competição de fisiculturismo



É difícil imaginar o fisiculturismo sem o Mr. Universo, Mr. América e Mr. Olympia concursos. E isso levou décadas para eles evoluir. A primeira competição de fisiculturismo principal foi realizada com mais de 80 anos na Inglaterra.
Primeira grande competição de fisiculturismo foi produzido por Eugen Sandow, um homem tão extraordinário como o concurso que ele trouxe. Em 1901, o ano da “grande competição”, como ele chamou o seu concurso, Sandow tinha apenas 34 anos, mas ele já havia trabalhado muito nos vinhedos da cultura física.

Passando de obscuridade, ele popularizou o esporte de fisiculturismo por suas muitas exposições individuais na Europa e na América. Por força de sua própria energia, ele tinha transformado o esporte de ocupação de alguns excêntricos e artistas de vaudeville para um caminho viável para a construção de um corpo bem torneado e melhorar a saúde. Eugen Sandow não era o tipo de homem que pensava pequeno.
A Grande Competição levou três anos para sair do plano. Em julho de 1898, a primeira edição da Revista de Sandow anunciou que o concurso. 
Os prêmios tentadores totalizaram 1.000 guinéus (bem mais de 5.000 dólares na época), o corpo mais perfeitamente desenvolvido foi premiado com um magnífico estatueta de ouro maciço do próprio Sandow, informou no valor de 500 libras (US $ 2.500). O vencedor do segundo lugar será atribuído uma estatueta de prata maciça, e o vencedor do terceiro lugar receberá um bronze.

A estatueta Sandow foi originalmente esculpida em 1891 por William Pomeroy quando Sandow foi no circuito de music-hall. Ao longo dos anos, Sandow teve várias cópias de sua estátua feita em bronze. Na verdade, era uma dessas cópias, que foi apresentado a Steve Reeves quando foi nomeado o Sr. Universo em 1950. Hoje, um original desta escultura é uma das mais procuradas relíquias de musculação.

Primeiros fisiculturistas notáveis 


Muitos outros fisiculturistas importantes no início da história do fisiculturismo antes de 1930 incluem: Earle Liederman (autor de alguns dos livros mais antigos de instrução musculação), Zishe Breitbart , Georg Hackenschmidt , Emy Nkemena, George F. Jowett, Finn Hateral (um pioneiro na arte de posar), William Bankier , Launceston Elliot, Sig Klein, o sargento.
Alfred Moss, Joe Nordquist, Lionel Strongfort (Strongfortism), Gustav Fristensky (o campeão Checa), Ralph Parcaut , um lutador campeão, que também é autor de um livro anterior sobre “cultura física”, e Alan P. Mead, que se tornou um campeão muscular impressionante, apesar do fato de que ele perdeu uma perna na I Guerra Mundial . Ator Francis X. Bushman começou sua carreira como fisiculturista e modelo do escultor antes de iniciar sua famosa carreira no cinema mudo. Bushman era um discípulo de Eugen Sandow.
1970 em diante temos os principais fisiculturistas estão Arnold SchwarzeneggerMike Mentzer, Frank zane, Lou Ferrigno (Incrível Hulk), Lee HaneyAdan TaylorDorian Yates e Ronnie Coleman.

Novas organizações

Na década de 1970, o fisiculturismo teve grande publicidade graças a Arnold Schwarzenegger , Franco Columbu , Lou Ferrigno e outros em 1977 no filme Pumping Iron. A essa altura, a Federação Internacional de Culturismo e Fitness (IFBB) dominaram o mundo do fisiculturismo competitivo eo Amateur Athletic Union (AAU) tomou um banco traseiro.













Arnold Schwarzenegger


















Franco Columbu


















Lou Ferrigno

Estratégia para sucesso do fisiculturista

Para incrementar o aumento da massa muscular magra (hipertrofia), os fisiculturistas focam três principais pontos:
  • Treinamento adequado com a resistência de pesos e demais atividades físicas, variando sempre;
  • Nutrição especializada, incorporando proteínas e outros suplementos alimentares visando a liberação de hormônios para aumentar a síntese proteica;
  • Repouso (descanso) adequado para a recomposição muscular.

Uso de esteroides anabolizantes


Na prática da musculação, muitos atletas acabam recorrendo ao uso de esteroides anabolizantes para o aumento de massa muscular em pouco tempo, que poderá ser prejudicial à saúde, já que estes são hormônios sintetizados, contudo não existe ainda evidência cientifica dos seus danos a longo prazo no corpo humano. Muitos jovens são incentivados por um treinadores ou amigos indicando a quantidade que eventualmente dará mais resultados em cada jovem. Mas essa prática não tem nenhuma base científica comprovada e o treinador na maioria dos casos não sabe como a droga reage individualmente no organismo humano.
Entretanto, muitos atletas, profissionais ou amadores, conscientes dos malefícios dos efeitos das drogas, procuram profissionais nutricionistas e endocrinologistas para obtenção das possíveis melhoras em seus resultados.
O uso de drogas no culturismo profissional está ao nível de outros desportos competitivos mas a nível de atleta amador o caso muda de figura, sendo o desporto onde o uso de drogas é mais frequente. COMO ATLETAS BURLAM O ANTIDOPING
Apesar do sensacionalismo da mídia sobre o uso de esteroides anabolizantes o risco é eminente. Pessoas leigas do assunto ao ver notícias de pessoas que injetaram óleos no corpo e ficaram deformadas logo pensa “culpa do anabolizante”, mas não sabem que são coisas diferentes e anabolizante não deforma, o crescimento é geral, na grande maioria.

Muitas pessoas, quando pensam em história do bodybuilding, lembram de lendas como Lee Haley, Dorian Yates e o grande Arnold Schwarzenegger, mas os primeiros relatos de treinamento de força e periodização na verdade datam dos anos 500 antes de Cristo na época das olimpíadas. Segundo o historiador Donald Kyle, da Universidade do Texas, especialista nos jogos antigos, o lutador Milo de Crotona foi o maior atleta da antiguidade. Um título e tanto. Afinal, as olimpíadas existiram por mais de 1000 anos, surgindo por volta de 800 a.C.

Conta-se que Milo de Crotona resolveu tornar-se o homem mais forte do mundo e começou seu treinamento levantando um pequeno bezerro em suas costas e, metodicamente, repetindo os mesmos movimentos e, à medida que o animal crescia, contava que suas força crescesse proporcionalmente. É uma das descrições mais antigas de um treinamento com cargas crescentes, ou princípio da sobrecarga, a base do treinamento com pesos na musculação e no fisiculturismo, meios nos quais sua figura tornou-se, ainda que lendária e simbólica, exemplo de princípios, método e persistência.

Segundo alguns historiadores, há relatos de que Milo podia comer até milo de crotona20 quilos de carne e beber 9 litros de vinho em uma única refeição. Se ele vivesse hoje em dia, quantos scoops deWhey Protein será que ele tomaria?
Como testemunho de sua enorme força muscular se cita o caso de que assistindo a uma lição de Pitágoras com vários discípulos do filósofo, o teto desabava e Milo o sustentou com uma mão até que todos tivessem saído do recinto. Ele também carregava a própria estátua.
Em outra ocasião carregou um boi de quatro anos sobre suas costas, correndo com esta carga uns 120 passos, matando-o posteriormente com um golpe das próprias mãos.
O fim da carreira de Milo de Crotona aconteceu em 512 a.C. com a derrota para o lutador Timotheos.  No dia seguinte, Timotheos receberia uma coroa de ramos de uma oliveira sagrada. O troféu secaria e se despedaçaria em semanas, mas a glória do campeão perduraria
Consta que Milo de Crotona morreu anos depois, devorado por lobos após sofrer um acidente ao quebrar o tronco de uma árvore com as próprias mãos e ficar preso.
É difícil saber se a história é verdadeira. Tudo o que se sabe sobre ele vem de textos esparsos que cheiram a lenda. Talvez tenham exagerado a capacidade dos seus bíceps e do seu estômago. Mas não há dúvidas de que foi um herói do mundo grego, adorado como um semideus depois de morrer.
Em São Paulo, é possível ver uma réplica da estátua “Milo de Crotona” na Praça Buenos Aires em Higienópolis, região central da cidade.
130323213350-joe-weider-story-top

O fisiculturismo moderno surgiu na década de 40, quando o canadense Joe Weider resolveu usar a musculação para modelar o seu corpo. Weider construiu artesanalmente seus pesos, com materiais encontrados em um ferro velho, e começou a treinar em sua casa. Quando os resultados começaram a aparecer, Joe considerou que outras pessoas também poderiam se beneficiar do treinamento com pesos e seus métodos empíricos. Ele observava, pesquisava e misturava técnicas de halterofilistas conhecidos, pois a ciência do treinamento esportivo e a fisiologia na atividade física ainda eram pouco desenvoYour Physique Joe Weiderlvidas. Ele notou que deveria cuidar de sua alimentação (Tal qual Milo de Crotona), incorporando, por exemplo, uma taça de aveia com fruta cortada em pedaços, acompanhada de suplementos.
Joe iniciou um informativo chamado “Your Physique” e definiu seus métodos como um esporte diferente do halterofilismo, com um treinamento que utiliza especificamente movimentos compostos, cujo único objetivo era desenvolver tamanho muscular em uma proporção equilibrada, seguindo padrões e regras. Surgiu assim o fisiculturismo. Em 1945, com a popularidade de suas ideias, Joe e seu irmão Bem Weider fundaram duas empresas para comercializar produtos ligados ao esporte, a Weider Sports Equipments Limiteds e a Weider Health and Fitness, que existe até os dias atuais. Joe Weider, que era o grande mentor e amigo de Arnold Schwarzenegger, faleceu em 2013 aos 93 anos de idade.

FONTE: GOOGLE.COM.BR
Share:

0 comentários:

Postar um comentário